Fatos que Merecem Notas









FATOS QUE MERECEM NOTAS





Octavio da Cunha Botelho
____________________________________________________________________


(Obs: esta página está desatualizada, para conhecer as postagens atualizadas, acesse: 
http://observadorcriticodasreligioes.wordpress.com/category/fato-que-merece-nota/


QUANTO MAIS QUALIDADE DE ENSINO, MENOS RELIGIOSIDADE


Nesta Quarta Feira (02/10/13) foi divulgado o resultado 2013-2014 da pesquisa sobre as melhores universidades do mundo, feita pela revista britânica Times Higher Education (THE). As 7 universidades mais bem colocadas foram:
1º - Instituto de Tecnologia da Califórnia - Cal Tech, EUA.
2º - Universidade de Harvard, EUA.
3º - Universidade de Oxford - Inglaterra.
4º - Universidade Stanford, EUA.
5º - Instituto de Tecnologia de Massachusetts - MIT, EUA.
6º - Universidade de Princeton, EUA e
7º - Universidade de Cambridge, Inglaterra.
As 200 melhores universidades são classificadas como pertencentes ao grupo de elite do ensino global. Na pesquisa 2012-2013, o Brasil tinha apenas a USP neste "pelotão de elite", em 158º lugar, mas na pesquisa 2013-2014, despencou para o 226º lugar. A UNICAMP também desceu e foi para a 301ª posição, portanto agora ambas fora do "pelotão de elite". 
Desde o ponto de vista religioso, é interessante observar que, dos 10 países com o maior número de universidades no grupo de elite, exceto os EUA, são países com populações majoritariamente ateias. Veja o quadro abaixo com a posição, o número de universidades entres as 200 melhores, a porcentagem de ateus (pesquisa Gallup 2009) e a posição no IDH (divulgada em 2013) dos 10 países com as melhores escolas de ensino superior:

      País             nº de universidades        ateus             IDH
1º) EUA              77                                 34%                3º
2º) Inglaterra       31                                 73%               26º
3º) Holanda         12                                 75,5%            4º
4º) Alemanha      10                                  59%               5º
5º) França           8                                    69,5%            20º 
6º) Austrália        7                                   67,5%             2º
7º) Canadá          7                                    57%               11º
8º) Suíça             6                                    56%               9º
9º) Bélgica          5                                    57,5%            17º
10º) Japão           5                                   75%               10º

Nenhum país com alta porcentagem de religiosos em sua população aparece na lista acima. Assim, este quadro confirma a tendência que vem ocorrendo nas últimas décadas, ou seja, a queda gradativa da religiosidade nos países de melhor qualidade de vida e de alta escolaridade. Um caso bem curioso é o da Holanda, que aparece em terceiro lugar, com 12 universidades entre as 200 melhores, um país com população e território pequenos, mas, mesmo assim, na frente de potencias mundiais tais como Alemanha e França. A população holandesa, cujo ateísmo cresce velozmente, é prevista como uma das primeiras a alcançar a total laicidade em poucas décadas, se o ritmo de queda da religiosidade continuar na velocidade atual. 
O quadro acima confirma, mais uma vez, o panorama que vem se desenhando nas últimas décadas, isto é, a gradativa transformação da religião em uma cultura inútil para os indivíduos de alta e boa escolaridade, bem como para as sociedades com melhor qualidade de vida e de ensino.


Octavio da Cunha Botelho
04/10/2013  


_____________________________________________________________________________________



A RELIGIOSA DE DENIS DIDEROT NA TELA

A atriz Pauline Etienne (Suzanne) em uma cena do filme
A Religiosa, baseado na novela de Denis Diderot
Para aqueles que apreciam os filmes religiosos desde o ponto de vista crítico, vem aí o drama A Religiosa (La Religiese, 2012), uma produção francesa baseada na novela homônima do iluminista francês Denis Diderot (1713-1784), publicada postumamente em 1796. Esta obra expõe e, ao mesmo tempo, critica a prática, comum no século XVIII,  dos pais encaminharem suas filhas para o convento, mesmo com a contrariedade das mesmas. No filme, é mostrada a luta da irmã Suzanne, interpretada pela atriz Pauline Etienne, para anular os seus votos religiosos e se livrar do convento, para onde foi contrariamente enviada por sua mãe, também expõe a corrupção nos altos escalões do clero.
Esta é a segunda transposição para a tela desta novela, a primeira foi a do diretor Jacques Rivette em 1966, com o título The Nun (A Freira), estrelada por Anna Karina.
Cena do filme A Religiosa (La Religiese), do diretor
Guillaume Nicloux, estreia no Brasil em 30/08/2013.
Os filmes europeus geralmente são lançados com poucas cópias nos cinemas brasileiros, em virtude da baixa bilheteria, portanto é impossível prever se este drama será exibido em muitas cidades brasileira, o mais certo é que nas salas das capitais, seu lançamento será garantido. Ademais, não é um filme que irá agradar tanto o público católico, pois mostra a experiência de uma freira contrariada com a vida religiosa, bem como a ocorrência de imoralidades no interior do convento.
A estreia no Brasil está prevista para 30/08/2013.  
Bem... tomara que o mesmo também seja lançado nos cinemas do interior.
Assista o trailer em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-174677/trailer-19534203/ 

Octavio da Cunha Botelho
08/08/2013


_____________________________________________


CAMPUS FIDEI SE TRANSFORMA EM CAMPUS LAMAE


O Campus Fidei (Campo da Fé) transformado em Campus
Lamae
(Campo da Lama): a  magnitude da tragédia o faz
também merecer um nome latino
Assim como o local que iria receber um dos momentos apoteóticos da Jornada Mundial da Juventude foi batizado carinhosamente com o nome latino de Campus Fidei (Campo da Fé em latim), sua transformação em um lamaçal deveria, por sua vez, rebatizá-lo tragicamente com o novo nome de Campus Lamae (Campo da Lama em latim), uma vez que, afinal de contas, não serviu para nada, só dinheiro e trabalho desperdiçados e daí perpetuar como mais uma tragédia da Igreja, dentre tantas outras.   
_____________________________________________






INVASÃO CAROLA NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO

Tribunal de justiça com um crucifixo enorme na parede:
o judiciário brasileiro está infestado de juristas carolas
Recentemente recebi um e-mail de um advogado e professor universitário, especialista em direito religioso, mencionando a discussão, no meio jurídico brasileiro, da relação entre a laicidade constitucional do estado brasileiro e a religiosidade do seu povo, com como a menção de algumas soluções jurídicas para esta dicotomia. Dos assuntos tratados na curta mensagem, um fato chamou a atenção. Sabemos que no Brasil, em razão da religiosidade ser muito difundida, encontramos religiosos infiltrados no ensino, na política, no governo, no esporte na saúde, etc., no entanto é curiosa o tamanho da penetração de cristãos no meio jurídico, quando este especialista em direito religioso relaciona algumas associações e grupos de juristas cristãos. Veja em seguida os nomes: Associação dos Advogados Evangélicos do Brasil. Associação dos Juristas Católicos do Brasil, Associação Nacional dos Magistrados Evangélicos, Associação Nacional dos Juristas Evangélicos, Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas, União dos Profissionais e Operadores Evangélicos do Direito, Instituto dos Juristas Cristãos do Brasil, Associação Jurídico-espírita de São Paulo e Movimento Jurista de Cristo.
Desta relação acima é possível vislumbrar o tamanho da infestação de carolas na justiça brasileira. 


Octavio da Cunha Botelho
18/07/2013

____________________________________________


CAROLICE NO PLANALTO


A presidente Dilma se reuniu com 16 bispas e cantoras de
 igrejas protestantes nesta Segunda 15/07/13
A presidente Dilma recebeu nesta Segunda Feira, 15/07, no Palácio do Planalto, um grupo de 16 cantoras e bispas de igrejas protestantes. O encontro foi agendado pelo Ministro da Pesca, Marcelo Crivella, que também é bispo da Igreja Universal. Na reunião nada foi reivindicado, foi um encontro de apoio à presidente. As convidadas rezaram junto com Dilma, cantaram para ela e deram seu apoio à fase difícil que a mandatária está atravessando. Dilma chorou durante o encontro. 
A cantora gospel Damares A. de Oliveira cantou a música
"Sabor de Mel", em um momento bastante amargo da
popularidade da presidente Dilma
A cantora gospel Damares Alves de Oliveira cantou a música, Sabor de Mel, em um momento nada doce para a presidente, pois mais uma pesquisa CNT/MDA, divulgada hoje, 16/07/13, apontou a queda da popularidade da presidente de 54,2% de Junho para 31,3% agora (Julho). Um trecho desta música diz "deus vai te levantar das cinzas e do pó", uma esperança para a Dilma no momento. Agora, se a presidente, daqui em diante, confiar em oração somente para se levantar das cinzas desta baixa popularidade, é o vento que levará estes vestígios, e ela ficará até mesmo sem as cinzas e o pó. 


Octavio da Cunha Botelho
16/07/2013 


_________________________________________________________________________________


PROJETO DE LEI PARA "CURA CAROLA"

 
Se um órgão não científico como a Comissão de Direitos
Humanos da Câmara se considera competente para julgar a
homossexualidade como doença, então por que não um
Projeto de Lei para "Cura Carola"?
           A Comissão de Direitos Humanos do Congresso Nacional aprovou, nesta última Terça Feira (18/06/13), uma primeira etapa do Projeto de Lei que autoriza aos psicólogos no Brasil a realizarem o tratamento de homossexuais, projeto conhecido como “Cura Gay”. Bem, se uma comissão de direitos humanos, que não é um órgão científico e psicológico, se considera competente para julgar se homossexualidade é doença, então muitos outros órgãos não científicos também poderão ser competentes para julgar se carolice é doença. Assim, então, algumas associações ateístas e grupos laicos, que também não são órgãos científicos, deverão, do mesmo modo, encaminhar uma sugestão para uma comissão do Congresso Nacional de um Projeto de Lei para a criação da “Cura Carola”. Em outras palavras, se homossexualidade é doença, a partir de diagnóstico tão leigo, então carolice também poderá ser.

            Se homossexualidade é diagnosticada como doença por uma comissão de parlamentares, formada majoritariamente por cristãos e presidida por um pastor (Marcos Feliciano), sem sustentação científica e psicológica, então qualquer comissão poderá fazer o mesmo com relação a outros assuntos. De maneira que, se o julgamento de doença for possível de ser feito por qualquer órgão, sem embasamento científico, outros grupos, descontentes com outros comportamentos sexuais poderão propor projetos de lei para diferentes formas de curas, tais como “Cura Tarada”, “Cura Poligâmica”, “Cura Beata”, “Cura Celibatária”, “Cura Bissexual”, “Cura Orgiástica”, “Cura Zoofílica” (sexo com animal) e “Cura Masturbatória”.
Agora... se aprovada uma Lei para "Cura Carola", o primeiro paciente deverá ser o Deputado e Pastor Marco Feliciano.


Octavio da Cunha Botelho
22/06/2013

_______________________________________________________________________________


> Mais um fato que não pode ficar sem nota.
O então cardeal Jorge Mario Bertoglio exibindo a
 flâmula do seu time do coração. Afinal, futebol
combina com religiosidade?
A empresa Google fez um levantamento, durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, para saber quais países apresentavam as maiores quedas na busca pela Internet durante os jogos, para com isso conhecer, pelo menos presumivelmente, quais deles seriam os mais fanáticos por futebol. O Brasil, como já era de se esperar, ficou em primeiro lugar, seguido da Alemanha, e a Argentina ficou em sétimo, este último até mesmo na frente da Itália, entre os países com a maior diminuição no uso da Internet durante as partidas. De modo que, os argentinos estão entre os mais apaixonados por futebol no mundo. 
Como um argentino convencional, o novo papa é um torcedor de futebol. Jornais, TV's e sites divulgaram recentemente a sua paixão pelo time do seu coração: o sofrido Club Atlético San Lorenzo de Almagro, um time de Buenos Aires rebaixado para a Série B do campeonato argentino em 1982. O time parece ser um "saco de pancadas" dos adversários. 
Ele é literalmente um "torcedor de carteirinha"
Bem... se for dado crédito ao ditado que "o exemplo vem de cima", qual será o exemplo, a partir de agora, que este novo papa passará aos seus fiéis com a sua paixão pelo futebol? Com certeza não será o da emulação de são Francisco de Assis, de quem seu  nome foi retirado, o qual costumava misturar terra na comida para que o prazer do paladar não estimulasse a paixão pela mesma. Pois, é muito contrastante a extrovertida paixão por este esporte da rigorosa austeridade deste santo medieval. Pensando bem, nem todo padre ou cardeal precisa ser um santo, mas, mesmo assim, será que futebol combina com religiosidade? Ou será este um Catolicismo à moda argentina? Ou também, será que a extroversão deste cardeal argentino, que foi transformado em papa, poderá ser uma amostra de que a emulação, tão estimada e praticada nas religiões em geral, não é mais uma virtude valorizada num Catolicismo cada vez mais exteriorizado, dispersivo e secularizado?
Por fim, vendo por um outro ângulo,  um papa latino-americano é uma novidade, será que, daqui em diante, teremos a novidade de uma mistura entre futebol e religiosidade? Hummm... já pensou o Vaticano disputando as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2018!!!

Em 18/03/2013

______________________________________________

> Mais um fato que não pode passar sem nota.
Depois da Holanda, agora é a França que está colocando algumas das suas igrejas à venda, pr falta de fiéis e de recursos para mantê-las, portanto é preferível vendê-las. Recente reportagem no site: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130222_igrejas_venda_df.shtml, da BBC, entrevista uma corretora francesa que afirma que existem 43 igrejas à venda na França neste mês de Fevereiro.
Interior de uma igreja que foi transformada em residência
 na Holanda
Na Holanda, esta prática é tão antiga que lá já existem arquitetos especializados em transformar igrejas em residências. 
Assim, enquanto que em alguns países o Cristianismo cresce e, consequentemente, aumenta o número de construções de novas igrejas, em outros, por sua vez, os sacerdotes estão ansiosos para desfazerem de suas igrejas, a fim de reduzirem as despesas da diocese, por falta de frequentadores e de doações.  
Santuário Theotokos em SP. Enquanto os padres da
 Holanda e da França tentam desfazer de suas igrejas,
o Brasil ainda constrói  templos gigantescos.
Segundo eles, é melhor vender algumas para salvar outras.


Em 24/02/2013

______________________________________________


Profecias sobre o fim do mundo, milhares de enganos
> A intenção era postar um artigo sobre as tantas profecias frustadas sobre o fim do mundo logo após o dia 21/12/2012. Porém, a correria de fim de ano e um inesperado problema de saúde me impossibilitaram de concluir o estudo que estava preparando. Portanto, para não ficar em branco, posto abaixo um  resumo do que estava escrevendo.


            "O dia 21/12/2012 passou e o mundo não acabou. De modo que, esta profecia apocalíptica foi mais uma das milhares de previsões anteriormente frustradas, a rigor, são tantas que, um dos levantamentos mais difíceis de se efetuar, dentro da história das religiões, é o do número de profecias apocalípticas já anunciadas por profetas e adivinhos, quer sejam eles das grandes religiões tradicionais ou dos Novos Movimentos Religiosos. Pois, a quantidade é astronômica e aumenta na proporção em que se incluem as previsões por líderes de grupos religiosos de difusão apenas regional, o que poderá somar milhares de predições. Uma lista com cerca de 180 das profecias mais conhecidas, por líderes de repercussão internacional e de influência sobre um grande número de seguidores, está no site: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_dates_predicted_for_apocalyptic_events.
No entanto, esta lista está longe de ser completa, pela razão acima mencionada. Mesmo assim, ela é útil para se saber que todas as previsões, proclamadas até hoje, frustraram, bem como, questionar o motivo em se insistir nas tentativas, sendo que nenhuma acertou até agora. Antes de tudo, é preciso descobrir se os proclamadores destas profecias apocalípticas tinham conhecimento da tão grande quantidade de previsões frustradas que lhes antecederam, sobretudo as mais recentes. A resposta mais provável é que não, pois não parece lúcido para alguém que, sabendo deste tão grande número de frustrações, insistir no fato de que, após tantos erros, a sua previsão será a primeira certeira. Se alguém souber e fizer assim, então estará confirmada a sua insanidade. Ao conhecermos esta lista e depois analisá-la, o que concluímos é que a contínua insistência dos líderes religiosos em proferir previsões apocalípticas representa uma teimosia insana".

31/12/2012

______________________________________________

Luis Fernando Verissimo, conhecimento
precário sobre o passado da literatura ateísta
> A revista Época deste fim de semana (27/10/2012) publicou uma entrevista com o conhecido escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo (76), na qual ele mostra seu conhecimento quase zero de literatura ateísta (http://glo.bo/rp6kw8). O que merece uma nota aqui é o trecho da entrevista quando questionado sobre seu ceticismo, ele responde que "Não havia literatura ateísta antes de (Richard) Dawkins e (Christopher) Hitchens. Acho uma boa novidade". A rigor, a realidade é o contrário, a literatura ateísta antiga é numerosa, de modo que, conforme as diferentes concepções de Ateísmo, esta extensa literatura poderá ser mais ou talvez menos numerosa, podendo até retroceder sua origem à antiga especulação oriental (Índia e China). Parece que ele confundiu literatura neo-ateísta com literatura ateísta. - 30/10/2012. 
_______________________________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário