quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

|FATO QUE MERECE NOTA| Papa Francisco, a Personalidade do Ano (para o bem ou para o mal)

Octavio da Cunha Botelho

O papa Francisco escolhido como a
Personalidade do Ano, pelo critério de
escolha da revista, até Osama Bin Laden
mereceria a homenagem.
Ontem foi divulgada a notícia da escolha do papa Francisco como a Personalidade do Ano pela revista Time. Esta homenagem é concedida desde o ano de 1927 por esta prestigiada publicação norte americana. A justificativa para esta escolha foi que ele “mudou o tom, a percepção e o foco de uma das maiores instituições do mundo de forma extraordinária”, disse a revista.
Bem, para uma ideia do tanto que as escolhas dos candidatos para esta homenagem são polêmicas, veja em seguida quem foram os seus concorrentes. O segundo lugar ficou com Edward Snowden, aquele personagem controvertido que revelou o programa secreto de espionagem do governo norte americano. Outros candidatos na disputa foram Bashar Assad, o ditador da Síria que levou o seu país a um banho de sangue, Hassan Rouhani, o presidente do país que tem um regime religioso, a República Islâmica do Irã, e a cantora Miley Cyrus.
Agora, o mais curioso é o mérito desta homenagem, uma vez que, se for verdadeiro o critério utilizado para avaliar os candidatos, tal como noticiado pelo jornal O Globo Online, desta Quarta Feira, 11/12/13, “o papa foi escolhido pela prestigiada publicação americana como a pessoa que exerceu mais impacto sobre o mundo, para o bem ou para o mal, durante 2013”. Ora, se o critério de avaliação é o “impacto exercido no mundo, para o bem ou para o mal”, então o homenageado como a personalidade do ano de 2001, indubitavelmente, não poderia ser outra pessoa do que Osama Bin Laden. 
Afinal, qual o objetivo, bem como, mais significativamente, qual o mérito, desta homenagem, a qual pode ser concedida até para aqueles que fazem o mal?



Nenhum comentário:

Postar um comentário